13 maneiras de se tornar um melhor DJ de rádio

Como DJ de rádio, sua voz é o seu maior patrimônio. Para soar incrível para milhares de ouvintes, trabalhar no seu timbre é uma necessidade absoluta! Além disso, suas falas devem soar naturais – como se você não estivesse lendo; ou então, o público ficará céptico em relação ao que você tem a dizer.

Para soar como um DJ profissionalmente genuíno, nós da Fazendo Radio preparamos as seguintes recomendações dos melhores DJs para ajudar os novatos a melhorar suas habilidades de transmissão.

Dicas básicas

Para DJs iniciantes, essa jornada é longa e difícil. Felizmente, você não precisa viajar despreparado! Ao manter as dicas a seguir com você ao longo de sua jornada, você terá uma experiência de aprendizado mais rápida e fácil. Portanto, é melhor manter essas dicas com você o tempo todo! 

Seja você mesmo

Ao começar sua jornada como DJ, é fácil acreditar que você precisa imitar um DJ famoso para se tornar excelente. Isso simplesmente não é verdade, pois faz você parecer um imitador para o seu público!

Além disso, não apenas sua voz deve soar original, mas também acessível. Isso porque, se você soar como alguém difícil de falar, o público não sentirá que está falando diretamente com ele, o que não é ideal, já que as pessoas adoram se conectar com alguém que estão ouvindo.

Observe sua voz

Para ver se você é capaz de criar uma voz original e genuína, certifique-se de ouvir sua maneira de falar. Freqüentemente, faça gravações da leitura de um roteiro e faça o melhor para dar uma voz em que as pessoas confiem e se identifiquem.

Uma vez feito isso, seja seu crítico e encontre erros essenciais que você precisa corrigir imediatamente. Para fazer isso, pesquise momentos em que você parecia robótico ou desumano. Se você achar difícil fazer isso sozinho, peça a um amigo que o ajude a criticar sua voz na transmissão. 

Por fim, observe como você está lendo na frente desse amigo, pois essa é a voz ideal que você precisa para soar genuína e amigável.

Faça alterações em seu roteiro

Depois de concluir o roteiro de sua audição ou transmissão de hoje, certifique-se de editá-lo de uma forma que pareça natural no ar. Então, quando o programa estiver funcionando, não leia palavra por palavra. Tente expressá-lo com mais naturalidade, mas permaneça fiel à mensagem do roteiro.

Além disso, durante o processo de ajuste do roteiro, certifique-se de que sua voz se encaixa no tom do roteiro. Pois será estranho se o que você está lendo estiver em contraste direto com o tom da sua voz. Por fim, otimize seu script de uma forma que seja compreensível para seu público para que eles mantenham o interesse enquanto ouvem você. Afinal, você quer que eles confiem em você.

Aprenda a improvisar 

Conforme seu show se torna vida, nunca deve haver nenhum silêncio, pois isso pode arruinar a vibe. É por isso que, como DJ, é sua responsabilidade se conectar com seu público o tempo todo, sem soar como se estivesse lendo um roteiro. Familiarizar-se com o assunto do script permite que você tenha as melhores habilidades como lib. Isso fará com que você pareça mais orgânico e diminuirá a necessidade do script.

Tenha o hábito de fazer exercícios vocais

Como tudo, para se tornar um grande locutor requer prática. Portanto, use todas as oportunidades que tiver e dedique algum tempo para praticar e aprimorar suas habilidades. Muitos DJs profissionais dizem que conversar consigo mesmo antes de dormir e praticar sua voz no ar é uma excelente maneira de desenvolver suas habilidades.

Desenvolva a respiração do diafragma

Esteja você falando, cantando ou respirando no ar, você terá que perceber a importância do seu diafragma. Se você tiver um diafragma plano, administrará melhor o suprimento de ar e aumentará a frequência de suporte do fluxo de ar se precisar cantar.

Esta é uma dica importante a ser lembrada, pois o diafragma retém o ar nos pulmões e dá às cordas vocais um controle melhor sobre a quantidade de ar que podem receber. Depois de dominar o diafragma, você será capaz de realizar habilidades vocais incríveis. 

Seu objetivo aqui é manter uma respiração estável que resista ao diafragma. O que isso faz é permitir que você preencha o ar em seus pulmões e faça escolhas melhores sobre como usá-lo.

Vocal Warm-Ups

Isso é incrivelmente comum para cantores e atores que tocam regularmente. Ao ir aos bastidores para essas apresentações, você ouvirá algo durante os aquecimentos. Isso é feito para garantir que todos os acordes de voz sejam aquecidos. A prática tradicional geralmente inclui pronunciar AEIOU enquanto se presta atenção ao movimento da mandíbula.

Seu objetivo aqui é manter a boca aberta para todas as vogais, em vez de fechá-la. Para aperfeiçoar isso, é melhor fazer isso algumas vezes até dominá-lo. Se você acha que está pronto para aquecimentos vocais mais avançados, tente cantar algumas linhas de suas músicas favoritas. Continue expandindo sua mandíbula no mesmo lugar em todas as suas vogais. 

Pratique exercícios de força

Finalmente, agora é hora de praticar a etapa mais difícil desta lista. À medida que este desenvolve a força da sua voz, é melhor não se esforçar demais. Isso ocorre porque, quando você se esforça demais, sua voz pode soar péssima. 

Para evitar que isso aconteça, coloque o queixo para cima e os músculos peitorais ligeiramente flexionados. Isso geralmente é praticado por muitos vocalistas experientes para que eles possam cantar com mais força e paixão.

Idealmente, é melhor não permitir que sua cabeça salte para cima, caso o lance seja içado. Certifique-se de que sua cabeça está firmemente no lugar, tanto quanto possível. 

Depois de praticar isso, aumente lentamente a escala de sua voz até atingir a escala ou tom desejado que você pode manter de forma consistente. Como este é um processo longo e complicado, continue praticando, pois você receberá excelente alavanca e poder para remover a pressão quando se trata de obter notas altas.

Mantenha a sua voz em forma

Como o seu pão com manteiga, cuide da sua voz! Lembre-se de não se esforçar demais, descanse bastante e, o mais importante, tome bastante água antes de começar a gravar. Finalmente, lembre-se de praticar os aquecimentos descritos acima para garantir que sua voz esteja pronta antes de começar a falar ao microfone. 

Técnicas de voz avançadas

Depois que você tiver oportunidades mais empolgantes como DJ, também terá que se preparar! Você já está bom do jeito que está, mas imagine como você poderia ser incrível ao aprender técnicas mais avançadas. Embora sejam técnicas mais difíceis, aprendê-las e usá-las certamente será recompensador. 

Ter aulas de atuação 

À primeira vista, ter aulas de atuação parece um pouco excessivo. Afinal, você está apenas usando a voz, não aparecendo em filmes ou programas. No entanto, é importante notar que ter aulas de atuação fará maravilhas pela sua voz! Já que atuar ensina você a infundir mais emoção em sua voz, você será capaz de fazer interpretações vocais mais poderosas de seus roteiros.

Apesar das informações mencionadas acima, muitas pessoas continuam acreditando que seu trabalho é apenas ler o roteiro e seguir para a próxima página. Eles não poderiam estar mais errados porque simplesmente acelerar o seu script sem nenhum esforço resultará em uma performance seca.   

Para ter vocais mais fortes, é melhor contratar um treinador de atuação. Eles serão capazes de fornecer as melhores práticas essenciais que podem torná-lo um artista incrível. 

Estude seus dubladores favoritos em seus programas ou filmes favoritos

Embora tenha sido mencionado anteriormente que você precisa ser original, ainda assim ajuda ter uma ou duas inspirações. Conforme você aumenta seu alcance vocal, ter outras pessoas para se inspirar é uma ideia incrivelmente boa – especialmente se você estiver tendo dificuldade em tocar uma determinada linha. 

Para fazer isso, ouça como eles pronunciam suas palavras e como liberam suas emoções com clareza e sincronismo perfeitos. Como os dubladores são conhecidos por seus estilos, você pode observar cada um deles e seguir suas melhores práticas. Ao fazer isso, você terá o melhor de muitos mundos. 

Adicionando variedade às suas emoções

Quando se trata de modular as emoções da sua voz, é melhor perceber que existem várias maneiras de expressar um sentimento. Por exemplo, mostrar alegria não significa que você precisa ser barulhento ou animado. Às vezes, há uma forte sensação de felicidade na sutileza de você ler o roteiro do show do dia ou da audição.

Adicionando teatralidade ao seu processo de leitura

Uma técnica avançada que todo DJ deve aprender é sobre teatralidade. Caracterizada por grandes movimentos combinados com a enunciação poderosa de palavras, a teatralidade adiciona algo bombástico à sua voz.

Você pode estar se perguntando como isso ajuda, especialmente porque você não é um ator. Por meio da teatralidade, você será capaz de demonstrar sentimentos mais poderosos e identificáveis ​​conforme seu corpo se move com a boca – adicionando uma sensação extra de profundidade à sua leitura. Esta é uma técnica incrivelmente útil para aprender à medida que você recebe scripts mais desafiadores.

Como o rádio AM e o FM diferem?
Fazendo Radio: Melhores dicas para ser DJ

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *