Image 3 1024x682

Qual a diferença entre o rádio AM e o FM?

A maioria das pessoas pensa que a maior diferença entre o rádio AM e o FM é que o primeiro é principalmente um rádio de conversa, enquanto o último toca música. Isso é verdade, mas não é a única diferença que eles têm. Uma das principais razões pelas quais o rádio AM e FM difere é devido à modulação de suas ondas portadoras.

Vamos dar uma olhada no que são os rádios AM e FM para conhecer melhor a diferença entre os dois.

AM radio

AM significa ‘Amplitude Modulation’ em que seus sinais de rádio mudam sua amplitude para responder ao som transportado pelas frequências. Isso também pode ocorrer no rádio FM, mas é mais evidente no rádio AM devido à estática audível. Então, quando você muda os canais em um rádio AM, você freqüentemente ouvirá mudanças na amplitude, razão pela qual as transmissões distantes com sinais fracos soariam muito escuros, com a estática controlando o som.

Rádio

FM FM significa ‘Modulação de frequência’ e, ao contrário do rádio AM, usa variações de frequência para transmitir o som. Embora os rádios FM e AM liberem variações de amplitude regulares, os sinais de FM são menos perceptíveis. Isso ocorre porque os dados de áudio são transmitidos ao ouvinte por meio de mudanças de frequência, e não de amplitude. 

Como resultado, quando você muda de estação, sua antena FM alterna entre diferentes frequências em vez de amplitudes. Isso significa um som mais limpo e transições mais suaves com pouca ou nenhuma estática audível, razão pela qual os sinais FM são preferidos por aqueles que desejam usar sua estação para transmitir música.

Comparação de rádio AM e FM 

Aqui está um gráfico de comparação de rádio AM e FM para melhor distinguir os dois:

Rádio AM RádioFM
Modulado por amplitudeModulado por frequência
Tem pior qualidade de som em comparação com sinais FMMenos sujeito a interferências do que sinais AM, o que o torna um som mais claro
Menos caro e pode ser transmitido a grandes distâncias. Ossinais FM podem ser fortemente afetados por barreiras físicas
Varia de 535 a 1.705 kHz por segundoVaria de 88 a 108 MHz por segundo
Mais propenso a ruído, pois o ruído afeta a amplitude do sinal AM onde os dados é armazenadoMenos sujeito a ruído, pois os dados são transmitidos para a frequência em vez da amplitude.

Sobre o Fazendo Radio

Saiba mais fatos e lições sobre o rádio lendo a vasta seleção de guias curtos e postagens de blog aqui no Fazendo Radio! Você também pode se inscrever na Rádio Fazendo para bater um papo com os membros que podem se ajudar e aprender mais sobre a área do rádio. Quem sabe, talvez seja aqui que você encontrará seu próximo co-DJ! 

Se você tem seu próprio podcast ou programa de rádio, a Rádio Fazendo está aberta para trabalhar com você! Fale conosco enviando-nos um email através de nossa página de contato.

Dicas sobre como obter um bom tamanho de público para o seu rádio
13 maneiras de se tornar um DJ de rádio melhor

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *